SONHO MUSICAL

O Sucesso de Tocar Violão e Cantar Só Depende de Você!
MARCOS: Investir Numa Carreira como Um Cantor de Sucesso e Acima de Tudo, Tocando Um Violão, é Um Talento que, Infelizmente, Poucos Tem. Por isso, que Investir Numa Aula de Violão, por exemplo, e também Numa Aula de Canto, é Muito Importante, pelo Menos, para até Sobreviver, Cantando e Tocando em Barezinhos, em Praças Públicas para Coletar Alguma Dinheiro, ou até mesmo, para fazer Abertura de Apresentações Musicais. Por isso, que é Muito Importante Investir nas Aulas de Músicas e Sempre Gravar Algum Vídeo Tocando e Cantando com Músicas de Sucessos de Outros Autores, até mesmo, Suas Própria Músicas que Você Compôs, e Publicar no YouTube, que é um Canal da Internet que Ajuda a Divulgar Talentos. Agora, caso queira somente Investir na Música para Se Divertir com a Família e Amigos, alguma coisa se pode Aproveitar nessa Aula de Música. O Sol Nasce para Todos, Mas o Sol Brilha para Poucos, por isso, quando Iniciar Numa Aula de Violão e de Canto, procure sempre Praticar, Ensaiar, Insistir, Estudar Muito, deixando a Preguiça de Lado. Você Pode Tudo, desde que Você Acredite nos Seus Sonhos, nos Seus Projetos de Vida, que irá Alavancar o Seu Sucesso. Isso Falo Não Somente na Área Artística, mas em Todas as Áreas Pessoais, Profissionais, e até Familiares. Sempre Coloque Deus em Primeiro Lugar na Sua Vida, para que possa Trabalhar no Sonho que Vira Projeto de Vida, para que lá na frente, possa Realiza-las para o Sucesso. Um Sonho Pode Virar Realidade, Só Basta Acreditar! Você Pode Ter Algum Conceito de Violão, antes de Iniciar Um Curso Musical para Valer, na Postagem/Marcador BLOG do MARCOS CULTURAL: Método Resumido para Tocar Violão (MARCOS CULTURAL), que foi Publicado no Dia 16 do Mês de Janeiro do Ano de 2014, Quinta-Feira, dentro do BLOG DATAMARCOS e Reprisado na Postagem/Marcador CLUBE DATAMARCOS: Relembrando as Postagens Retrô do Método Resumido para Tocar Violão, como Retrospectiva 2014, Publicado no Dia 16 do Mês de Agosto do Ano de 2015, Domingo, também dentro do BLOG DATAMARCOS. O Sucesso de Tocar Violão e Cantar Só Depende de Você! Por isso, sempre procure Estudar Muito, se Aprofundar no Assunto, Treinar, Ensaiar, para que possa Tocar Violão e Cantar Muito Bem. Procure Pesquisar e Tirar Dúvidas com Seu Professor e com Seus Amigos que Sabem. Tudo isso, é um Trabalho que Deve Praticar Muito, por isso, que Música é Cultura. Por isso, que no Meu Caso, os Sucessos Musicais Tocados no Meu Violão Musical.        
Método Resumido para Tocar Violão!

OBSERVAÇÃO: Este tópico não é um curso completo e sim um mini-resumo da procedência para se ter um idéia de como tocar violão. Procure revistas e sites de músicas com cifras para tocar no violão e pratique bastante para você ficar bem afinado no violão, dedica-se a esse instrumento tão maravilhoso e acessível ao músico iniciante e profissional. 

Partes do Violão e Partes das Mãos para tocar Violão: Antes de aprender a tocar um violão, teremos que conhecer as partes do violão. Veja:
Esta são as partes do violão que está aparecendo acima. Agora iremos conhecer os dedos que irão ser utilizados para tocar o violão. Teremos 05 (cinco) dedos para tocar e dedilhar as cordas e teremos 04 (quatro) dedos da mão esquerda para dar o acorde do violão. Veja:
Mão Esquerda: 1 - Indicador; 2 - Médio; 3 - Anular; 4 - Mínimo.
Mão Direita: P - Polegar; I - Indicador; M - Médio; A - Anular.
Conhecendo as quatros dedos da mão esquerda e cinco da mão direita, poderemos começar o método de como tocar o violão. Mas antes de começar a tocar violão, teremos que aprender de como afinar o violão.







  • A corda no topo é a mais grossa - 6° corda (memorize bem o numero de cada corda);
  • A corda na extremidade inferior é a mais fina - 1° corda.
  • Método de Afinação Tradicional do Violão: Para afinar o violão teremos que dispor de um "DIAPASÃO" sonoro (Sanfona, Teclado, Piano, etc.) para poder igular o som da quinta corda solta do violão (LA). Se o mesmo som da quinta corda for emtido o mesmo som pelo "DIAPASÃO", começaremos afinar outras cordas, pois a quinta corda do violão já está afinada.
    Agora iremos afinar todo o violão predendo a 5ª corda do violão com o dedo médio na quinta casa do violão igualando o som da 4ª corda com o da 5ª corda presa.
    Para afinar a 3ª corda do violão, iremos afinar predendo a 4ª com dedo médio na quinta casa do violão igualando o som da 3ª corda matendo a 4ª corda presa.
    Para afinar a 2ª corda do violão, prenda a 3ª corda do violão com o dedo médio na quarta casa do violão e iguale o som da 2ª corda ao da 3ª corda presa.
    Prendendo a 2ª corda do violão com o dedo médio na quinta casa do violão, você afinará a 1ª corda do violão.
    Para finalizar, iremos afinar a 6ª corda do violão, basta prender a mesma corda do violão, que é a 2ª corda do violão para igular a mesma ao som da quinta corda solta do violão.
    Se você afinou as cordas do violão corretamente, você poderá tocar o violão.
    ATENÇÃO: Antes de começar a tocar o violão, você deve sempre refazer o processo de afinação, pois é muito importante que o violão esteja bem afinado.

    Indicações de Acordes: O acorde é a produção de vários sons tocados simultaneamente em várias notas executadas ao mesmo tempo. O indicador de acorde é a reprodução da parte do braço do violão, o qual aparecerá no decorrer da letra da música, indicando o acorde que deverá ser feito naquele momento. Nós temos os seguintes indicador de acorde que são DÓ - RÉ - MI - FÁ - SOL - LÁ - SI. Nessas indicações de acordes do violão temos o RITMO (BATIDA) indicando por setas para cima e para baixo como o exemplo abaixo:
    Na batida norma como exemplo acima, indica as setas, as sete para baixo indica que é está tocando as cordas de cima para baixo da 6ª corda do violão a 1ª corda do violão e com seta para cima fazendo o movimento ao contrário. Já os dedilhado se usa o dedos (PIMA), onde o dedo polegar representado pelo ponto em negrito que irá tocar as 6ª, 5ª e 4ª cordas do violão e os dedos indicador, médio e anular que são representados por um X, tocarão as 3ª, 2ª e 1ª cordas do violão respectivamente. Veja:
    Em algumas músicas, o dedilhado e anular poderá ser feito de forma diferente do que citada acima. Nestes casos deve-se seguir o dedilhado mostrado acima que aparece no decorrer de cada música. O indicador contidos acima, chamamos decifra que equivale ao nome do acorde, a posição do acorde, a forma, juntamente com o dedilhado. Conheça as cifras e asnotas do acorde:
    DO Maior = C - RE Maior = D - MI Maior = E - FA Maior = F - G Maior = SOL - LA Maior = A - SI Maior = B. 

    DO Menor = Cm - RE Menor = Dm - MI Menor = Em - FA Menor = Fm - SOL Menor = Gm - LA Menor = Am - SI Menor = Bm.

    DO 7 = C7 - RE 7 = D7 - MI 7 = E7 - FA 7 = F7 - SOL 7 = G7 - LA 7 = A7 - SI 7 = B7 (Acordes maiores com 7).

    DO Menor 7 = Cm7 - RE menor 7 = Dm7 - MI Menor 7 = Em7 - FA Menor 7 = Fm7 - SOL Menor 7 = Gm7 - LA Menor 7 = Am7 - SI Menor 7 = Bm7 (Acordes menores com 7).
    Espero que tenha(m) gostado da aula resumida e rápida para toca violão, pois com esses métodos simples e tranquilo, você(s) poderá(ão) aprender(em) à tocar(em) o violão, um instrumento simples e popular no mundo inteiro. Este Curso Rápido com Métodos Simples é para Todos.
    Método Resumido para Tocar Teclado Musical!

    Este método básico e resumido é para quem gosta de tocar teclado musical em um manual bastante básico para dar os primeiros passos para dar um ponta-pé no seu talento. O método básico e resumido é apenas um tópico inicial para quem quer iniciar no curso de teclado musical, onde os pequenos, médios e grandes talentos nascem. Este método é apenas um resumo, caso queira se aprofundar em detalhes, consulte algum manual, livros o revistas de coletânea de teclado musical completo ou Internet. Vamos começar o resumo básico de teclado musical!

    CONHECENDO O TECLADO 
    Há dois tipos de teclados musicais, os teclados de quatro oitavas que contém 49 teclas e os de cinco oitavas que contém 61 teclas conforme mostra as figuras abaixo:
    Modelo de Teclado com 49 teclas, ou seja, de quatro oitavas.
    Modelo de Teclado com 61 teclas, ou seja, de cinco oitavas.
    Estes dois tipos de Teclados são os mais comuns que existe no mercado, claro que há teclados com outros tipos de oitavas, mas iremos ficar com esses dois modelos. As etiquetas coloridas mostram os acordes e melodias que estão divididas em cores que são DÓ, RÉ, MI, FÁ, SOL, LÁ, SI que são as 07 notas musicais para iniciarmos de como tocar um Teclado Musical.
    O modelo de Teclado Musical é da marca Yamaha de quatro oitavas de 49 teclas que tenho em casa para tocar para minha família e amigos:
    Este é um modelo de Teclado Musical da marca YAMAHA de 49 teclas ,
    isto é, de quatro oitavas e sua caixa de som ao lado.
    Para começar o método resumido para tocar o Teclado Musical, devemos conhecer os seguintes passos:

    A NUMERAÇÃO DOS DEDOS DA MÃOS DIREITA E ESQUERDA
    Serve para identificá-los quando necessário. Você não irá precisar decorar agora, mas em futuros exercícios e explicações estes números serão utilizados.
    Para começar o método resumido para tocar o Teclado Musical, devemos conhecer os seguintes passos:

    OS ACORDES (Mão Esquerda)

    Para começar, os Acordes é um conjunto de notas musicais que soam harmoniosamente entre si. O Acorde serve para acompanhar uma melodia que sempre será tocado. 


    DÓ (DÓ,MI,SOL) - Barra indicadora da nota fundamental do acorde.

    No começo foi mostrado dois tipos de teclados com 49 e 61 teclas, e nela, contém um conjunto de etiquetas de cor preta; é onde será executado o acorde com a mão esquerda.
    OBS: Quando for tocar um acorde, siga a sequência de notas da esquerda para direita.

    A MELODIA (Mão Direita)

    A melodia deve sempre ser executada com a mão direita. As notas deve-se tocar de uma forma melódica, ou seja, deve tocar dentro dos quadrinhos coloridos (amarelo, azul, vermelho e verde) nos dois teclados de 49 e 61 teclas citados acima. O tempo de execução da melodia é definido por sílabas que mede a duração da melodia. Se você tocar SOL(Etiqueta Amarela), SOL (Etiqueta Azul) e SOL (Etiqueta Vermelha), notará que elas vão se tornando cada vez mais agudas, embora tenham o mesmo nome. A diferença entre estas notas musicais é que elas pertencem a oitavas diferentes.
    Oitavas são intervalos de tempo entre as notas que têm o mesmo nome, mas que diferem entre si.

    ACORDES e MELODIAS (Mão Esquerda e Mão Direita)

    Para finalizar os ACORDES e MELODIAS, num momento você em que cantar ou acompanhar um instrumento musical, a mão direita terá que acompanhar o acorde da mão esquerda, ou seja, o que a mão esquerda toca, a mão direita executará o mesmo, mas com melodias diferentes.

    O TEMPO

    O tempo em que vai durar a nota, é o tempo em que deverá mantê-la pressionada, não serão representado por sinais e sim através da própria letra da música. Cada sílaba corresponde a um toque na nota. Sempre que você encontrar um símbolo de PAUSA conforme o SOM executado com seu NOME que se segue abaixo:
    Você deve ter observado a tabela a um exemplo simplificado sobre as pausa em que deve ser feito pelo tempo em que nenhuma tecla deve ser pressionada. Observe o de pausa com notas musicais no pentagrama abaixo:
    Vamos exemplificar usando o início da música "PARABÉNS A VOCÊ" que é conhecida por todos. Músicas para tocar no blog MARCOS CULTURAL.
    Aqui vai uma dica muito importante para facilitar, treine somente com a mão direita, isto é, executando somente a melodia. Comece a tocar com as duas mãos (melodia e acorde), quando estiver bem familiarizado com a música.
    SUSTENIDO (#) e BEMOL (b)

    O Sustenido e o Bemol são sinais que alteram a nota: ambos são executados nas teclas pretas. O Sustenido é para cima e o Bemol é para baixo.
    Exemplo 1
    Exemplo 2
    Exemplo 3
    Exemplo 4
    Exemplo 5
    PARTITURAS MUSICAIS

    A Partitura Musical é o meio mais perfeito que existe de se escrever música. Através da Partitura, grandes músicos deixaram suas obras registradas para a humanidade. Portanto, vamos estabelecer a relação entre as duas formas de escrita musical:
    Como você pode notar na partitura, as notas não são identificadas pelos seus nomes e sim pela sua posição em relação as linhas. A Pauta Musical é formada por cinco linha e quatro espaços, também chamada de PENTAGRAMA. Veja:
    Observe que as linha e os espaços do PENTAGRAMA são contados de baixo para cima. Somente o MARCOS CULTURAL para trazer tudo explicadinho.
    As claves servem para indicar ao musico como ler o pentagrama. Como a notação musical é relativa, cada nota pode ocupar qualquer linha ou espaço na pauta. A clave indica qual a posição de uma das notas e todas as demais são lidas em referência a essa nota. Cada tipo de clave define uma nota diferente de referência. Dessa maneira, a "chave" usada para decifrar a pauta é a clave, pois é ela que vai dizer como as notas devem ser lidas. Daí vem o termo "clave", derivado do latim "clavis", que significa "chave". A figura acima mostra as claves mais freqüentes e as notas que elas definem. A nota destacada ao final de cada pauta é a nota de referência.
    CIFRAS

    Cifra é um sistema de notação musical usado para indicar através de símbolos gráficos ou letras os acordes a serem executados por um instrumento musical (como por exemplo uma guitarra). As cifras são utilizadas principalmente na música popular, acima das letras ou partituras de uma composição musical, indicando o acorde que deve ser tocado em conjunto com a melodia principal ou para acompanhar o canto. Este tipo de notação ou cifragem indica ao executante o acorde que ele deve usar, mas deixa a sua sensibilidade musical responsável pela maneira exata na qual ele executará os acordes.
    OBS: Lembrando, que as Claves e Cifras foi tirado da fonte da Wikipédia como exemplo. O resto foi resumido! Algumas imagens foram scaneadas da Revista Teclado Multicores da Editora Deohn

    Você Sabe Qual a Diferença entre o Violão com Corda de Nylon e o Violão com a Corda de Aço? - Marcos Laska Velozo do BLOG DATAMARCOS do Ano de 2016.
    MARCOS: Você Sabe Qual a Diferença entre o Violão com Corda de Nylon e o Violão com a Corda de Aço? Não! Então Vamos Lá! Na Verdade, a Diferença entre o Violão com a Corda de Nylon e o Violão com a Corda de Aço está no Tipo de Resposta Sonora e no Toca desse Intrumento Musical. O Violão com as Cordas de Nylon possui um Som Mais Macio e Suave, sendo Mais Macias e Preferidas por Quem está Aprendendo a Toca Violão pela Primeira Vez, pois Machucam Menos os Dedos das Mãos. Já o Violão com as Cordas de Aço possui uma Sonoridade Mais Brilhante, possuindo Mais Volume do que as Cordas de Nylon. E Têm Mais! A Forma de Tocar (com a Mão Direita ou com a Mãe Esquerda para os Canhotos) também costuma ser Diferente: O Violão com as Cordas de Nylon normalmente são Tocadas Mais com os Dedos, enquanto que o Violão com as Cordas de Aço é Utilizado a Palheta com Mais Frequência. Isso também está Associado com o Estilo Musical: O Violão com as Cordas de Nylon são Associadas às Técnicas da Música Erudita, Músicas Clássicas, Música Flamenca e Música Popular Brasileira (MPB). Já o Violão com as Cordas de Aço são Associadas às Músicas "Pop" ou Música Popular Mundial, "Rock In Roll", Música "Country" Norte-Americano, Folk, Bluz e Jazz. E Tem Outra! Violões Fabricados para Receber Cordas de Aço são Construídos de forma Diferente, em Relação à Violões Fabricados para Receber Cordas de Nylon. Isso quer dizer que se Colocar Cordas de Aço em Violão que foi Projetado para Receber Cordas de Nylon pode Danificá-lo. Por Outro Lado, Colocar Cordas de Nylon em Um Violão Projetado para Receber Cordas de Aço Não Permitirá que se Obtenha a Melhor Resposta Sonora. Vale Lembrar que o Violão é o Instrumento Musical de Cordas Dedilhadas ou de Batidas que se Presta tanto para o Acompanhamento de Cantores como para o Solo. O Violão Integra também Bandas ou Orquestras. O Violão é Sinônimo de "Pinho". Essa é a Diferença entre o Violão com as Cordas de Nylon e o Violão com as Cordas de Aço! Esse Instrumento Musical na Foto/Imagem Acima, é o Meu Violão Musical com Cordas de Aço, e Publicado aqui, neste Blog, que é o BLOG DATAMARCOS de Marcos Laska Velozo.
    História do Violão
    A História do Violão.
    HISTÓRIA do VIOLÃO: Esse Instrumento, que encanta Crianças, Jovens e Adultos, o Violão Surgiu há cerca de 2.000 Anos e o Violão é derivado do "Alaúde Árabe", que era um Instrumento de Cordas Dedilhas. Esse Instrumento Musical foi levado pelos Muçulmanos para a Península Ibérica onde adaptou-se muito bem às atividades de corte. A Espanha e Portugal, eram comum esses Instrumentos de Cordas, se espalhando por Toda a Europa. No Brasil, com o Descobrimento no Dia 22 de Abril de 1500, por Pedro Álvares Cabral, junto com a Tropas de Portugueses, Trouxeram a Viola, de 10 (Dez) Cordas e/ou de 05 (Cinco) Cordas Duplas durante a Colonização do Nosso Brasil pelos Portugueses. Voltado à Europa, já na Espanha, o Violão passou a chamar-se "Vihuela". Esse Instrumento Musical tinha o formato de "Um Oito", com 01 (Um) Fundo Plano e 04 (Quatro) Pares de Cordas. Essa História Resumida do Violão, é Um dos Instrumentos Musicais mais diversificados da Música, ele pode ser utilizado como Acompanhamento ou em Orquestras (Instrumental). A História do Violão é muito fascinante para Todos que são Músicos, e Admiradores desse Instrumento Musical de Cordas. Lembrando, que o Violão é o Instrumento Musical de Cordas Dedilhadas que se presta Tanto para o Acompanhamento de Cantores como Acompanhamento de Solo, além de Integrar também as Bandas em Geral ou Orquestras em Geral. Recapitulando, o Violão Surgiu na História da Humanidade neste Mundo há mais de 2.000 Anos, sendo derivado da "Alaúde Árabe". Ou seja, Uma Casca de Tartaruga Fechada com Couro de Boi, tendo como Cordas as Tripas de Um Carneiro Esticadas: assim era o Antepassado Mais Remoto do Violão, na Grécia de 2000 antes de Cristo. Se Você gostou deste Artigo Publicado, pode Comentar e Curtir, onde Você pode Compartilhar com a Família e Amigos de Todo o Brasil e também em Algum País pelo Mundo sobre o Violão.

    Marcos Laska Velozo do BLOG DATAMARCOS.

    Nenhum comentário:

    Postar um comentário